Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3642-2157

  • E-mail

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

    Praça João Nery de Santana, 197, Centro

  • Outros meios de contato

Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos volta a ser referência na conservação das estradas vicinais 
17/05/2023

Um dos maiores desafios para os municípios do sertão, as vias rurais recebem atenção especial em tempo integral.  Frota mecanizada obedece a um cronograma contínuo para atender toda malha. 

Seria redundante voltarmos a afirmar aqui, como eram as condições das estradas rurais de Oliveira dos Brejinhos antes da atual gestão administrativa. Regiões inteiras completamente isoladas, trechos intransitáveis por longos períodos, dificuldades para o tráfego de veículos, escoamento da produção, circulação de ambulâncias com pacientes ou ônibus escolares, e até o tráfego de motocicletas e animais, era complicado em diversas regiões. Basta uma breve pesquisa nos veículos de comunicação da região para que se constate o verdadeiro caos herdado. 

Imgens de Queimada nova/Várzea Danta

 

Desde o primeiro dia em que a atual equipe administrativa assumiu o comando do executivo, ficou determinada total prioridade ao trabalho de melhoria das estradas que ligam as comunidades à sede do município, a Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras, contando com uma equipe eficiente, profissionais especializados e mão de obra regionalizada, travou uma verdadeira cruzada pela requalificação das via rurais, realizando serviços de recuperação de pontes e bueiros, reconstrução de trechos danificados, encascalhamento de longos caminhos, abertura de novas alternativas de trânsito, enfim, um trabalho incansável que merece destaque. 

Várzea Danta/Unha de gato

 

Evidentemente que, em se tratando de um município com as dimensões de Oliveira dos Brejinhos, cuja área rural é extensa e diversificada entre as regiões serranas, planícies alagadiços, enfim, composta por partes distintas e relativamente distantes umas das outras, é muito comum que ao iniciar um trabalho de recuperação das estradas por uma determinada região, mesmo trabalhando com afinco, máquinas niveladoras, patrol, pás mecânicas, caminhões basculantes e todos os demais equipamentos e materiais necessários, ao finalizar um trecho, um outro já recuperado anteriormente, necessite novamente de cuidados. Esse é sem dúvidas um dos maiores desafios para as gestões municipais do interior e que em Brejinhos está sendo executado a contento. 

Imagens Unha de Gato/Juazeiro

 

O compromisso com a população que reside nas áreas rurais, é de recuperar as estradas, continuamente, inclusive, nos períodos chuvosos, existem máquinas trabalhando, criando desvios em vias degradadas pelas enxurradas, realizando melhorias nas partes que margeiam rios ou riachos, garantindo maior comodidade, trafegabilidade e mobilidade sem se descuidar da segurança dos que necessitam transitar, evitando assim problemas no deslocamento. Evidentemente que após os períodos de chuvas, os danos causados pelo grande volume de água, destroem boa parte do que foi realizado e é nessa hora que a gestão municipal recomeça com força total os trabalhos, dando prioridade aos pontos críticos das estradas rurais.  

Imagens Juazeiro/Caldeirão

 

Imagens Queimada nova/Jacu

 

O Governo Municipal de Oliveira dos Brejinhos tem tido um olhar especial para as estradas vicinais do município, ao ponto de receber diversos elogios de municípios vizinhos pela excelente qualidade das estradas, elogios ao trabalho constante de roçagens, tudo isso sem se falar nos projetos de pavimentação asfáltica, como é o caso da estrada de Bom Sossego. Para o prefeito: “os cuidados contínuos com as estradas vicinais devem ser encarados como um trabalho obrigatório do dia-a-dia, que irá perdurar até o último momento do mandato. Afinal, essas estradas são usadas como principais conexões entre as áreas rurais e a sede do município. Além da importância econômica, as estradas vicinais proporcionam acesso às áreas mais restritas e permitem que a população exerça seu direito de ir e vir conseguindo, assim, desfrutar de serviços de saúde, educação, turismo, lazer e do comércio na sede, bem como, permitem a chegada de alimentos, a saída de produtos, principalmente da agricultura familiar. O trabalho não para e esta semana iniciamos a recuperação das estradas da região de Cachoeira do Brundué,onde iremos atender:
Brundué,Vaqueijador, Grama, Canabrava do Brundué, Passagem da Manga, Lagoa do Leite, Cajueiro e outras comunidades próximas. Enfocou o gestor.

 

 

Imagens Jacu/ Mandacaru



Autor:

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito